Curso Mulheres em Foco apoia mulheres no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais

O Sebrae lançou recentemente a jornada “Mulheres em Foco”, uma iniciativa voltada à promoção do desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres donas de negócios do país. Esse curso tem a proposta de fortalecer o amadurecimento socioemocional e técnico das empreendedoras por meio de interações on-line em aulas ao vivo, da troca de experiências e da criação de uma rede de apoio para impulsionar o sucesso de suas empresas e negócios. E as inscrições começam no próximo dia 8 de abril, clique aqui e confira! 

As empreendedoras passarão por etapas de fortalecimento da autoimagem, da autoconfiança, além do aprimoramento da capacidade de tomada de decisão e das habilidades de comunicação e liderança. Podem se inscrever mulheres que querem abrir ou formalizar um negócio, jovens empreendedoras, microempreendedoras individuais (MEI), artesãs, do agronegócio, entre outras áreas.

“Nosso objetivo é promover uma rede sólida de empreendedorismo feminino, capacitando e apoiando mulheres em seus negócios”, destaca a gestora da Unidade de Soluções do Sebrae, Fernanda Vernieri. Ela lembra que, de acordo com estudo recente do Sebrae, a cultura machista ainda é um grande obstáculo enfrentado pelas donas de empresas, que afeta diretamente o desenvolvimento das capacidades socioemocionais dessas mulheres. “Enquanto 85% dos entrevistados afirmaram ter segurança e autoconfiança na gestão da empresa, entre elas essa proporção é de 70%”, acrescenta.


Comunidade

Além das aulas, após a inscrição as participantes já ingressam em uma comunidade no WhatsApp para trocar experiências e conteúdos exclusivos e recebem mentorias em grupo com uma especialista do Sebrae.

A Jornada “Mulheres em Foco” foi desenvolvida com base em pesquisas que identificaram as necessidades das empreendedoras brasileiras. Nos últimos cinco anos, o programa Sebrae Delas atendeu mais de 14 milhões de mulheres e 4 milhões de CNPJs que têm empreendedoras como sócias ou proprietárias ativas.


Os cinco pontos do Mulheres em Foco:

Autoimagem – Por meio do curso será possível identificar os impactos dos estereótipos de gênero na sua própria confiança. A aula vai apoiar na sua apresentação para as outras participantes do grupo.

Autoconfiança – Serão apresentadas ferramentas para comunicar-se com assertividade e segurança, com o objetivo de enfrentar o medo do julgamento e recuperar-se dos desafios.

Comunicação – A participante conhecerá instrumentos de negociação e técnicas de comunicação não-violenta, além de orientações para ser mais segura, clara, assertiva e persuasiva em diferentes canais, construindo relacionamentos autênticos.

Tomada de decisão – Será possível identificar obstáculos enfrentados na comunicação e negociação e serão utilizadas ferramentas de fortalecimento da autoconfiança para momentos de tomada de decisão.

Liderança – Serão aprofundados benefícios da mentoria e das redes de apoio. Além disso, será oferecida orientação sobre como cultivar parcerias com aliados e defensores para o enfrentamento de preconceitos, a ressignificação de crenças limitantes e a superação de dificuldades.



FONTE: Com Informações da Agência Sebrae de Notícias