Presidente da COMICRO apresentou o PROMEI Mais durante o Transformar Juntos

O Transformar Juntos 2023 realizado pelo Sebrae movimentou durante os últimos dias discussões reunindo autoridades, gestores públicos, agentes de desenvolvimento e lideranças para tratar ações voltadas para a melhoria do ambiente dos pequenos negócios brasileiros.

E nesta sexta-feira (4), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, o presidente da COMICRO, José Tarcísio da Silva, participou juntamente com a diretora do Departamento de Artesanato e Microempreendedor Individual, do MDIC, Raíssa Rossiter e com a secretária Municipal de Fazenda de Foz do Iguaçu (PR), Salete Horst do Painel MEI: Abrindo portas para o desenvolvimento. A mediação do debate ficou por conta da coordenadora do Núcleo de Simplificação de Políticas Públicas do Sebrae, Helena Rego.





Na ocasião, José Tarcísio apresentou o PROMEI MAIS – Programa de Fortalecimento das Microempresas e Microempreendedores Individuais que tem como foco promover o associativismo, o acesso a novos mercados, empreendedorismo e a discussão de políticas públicas. "Através desse Programa já conseguimos beneficiar mais de 110 mil pessoas em 600 municípios em todo o Brasil. E sempre bato na tecla em dizer que a criação da figura do MEI promoveu a maior revolução de inclusão do nosso país”, exaltou.

A diretora do Departamento de Artesanato e Microempreendedor Individual, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Raíssa Rossiter, lembrou que a política pública do MEI foi criada há 15 anos com um objetivo triplo: estimular a formalização, favorecer a inclusão previdenciária e elevar a inclusão social. “O MEI é uma política pública fundamental para o país. Precisamos de vocês para transformar e desenvolver ações nos municípios”, comentou.

Raíssa destacou três avanços recentes nesta política. A primeira é a reativação do Fórum Permanente do Microempreendedor Individual, que tem discutido um período de transição para que o MEI passe a ser uma pequena empresa e a eliminação da retroatividade dos tributos nessa mudança. A gestora federal ressaltou ainda a ampliação e o fortalecimento da parceria com o Sebrae, especialmente com as orientações que podem ser fornecidas nas salas do empreendedor espalhadas por todo o país. Por fim, ela ressaltou a melhoria dos serviços digitais, principalmente com foco no gestor público. “O desafio maior é trabalharmos conjuntamente para melhorarmos a vida desses trabalhadores brasileiros”.

Boa prática

A experiência de trazer o microempreendedor individual para o centro da política pública e do desenvolvimento local foi apresentada pela prefeitura de Foz do Iguaçu (PR). Por lá, a gestão local executa o Programa Foz Desenvolve, que tem o objetivo de aumentar o ritmo de desenvolvimento e transformar o ambiente de negócios. Uma das ações do Programa é o Repara Foz, que contrata serviços de pequenos reparos de microempreendedores individuais e pequenas empresas. Em dois anos, já foram repassados cerca de R$ 2 milhões para os trabalhadores do município.

“Foi a forma que achamos de beneficiar os pequenos e estamos fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas. É uma cadeia de pertencimento, de desenvolvimento e o cidadão se sente observado pelo poder público”, explicou a secretária Municipal de Fazenda de Foz do Iguaçu (PR), Salete Horst.

A mediação do debate foi feita pela coordenadora do Núcleo de Simplificação de Políticas Públicas do Sebrae, Helena Rego, que reforçou o papel da entidade na promoção de um melhor ambiente de negócio para os microempreendedores individuais. “O nosso objetivo é sempre melhorar a política pública para os cidadãos. O MEI já nasceu com esse objetivo de simplificar a vida dos pequenos empreendedores. Tenho certeza de que trabalhando em conjunto conseguiremos ampliar o mercado e promover a inclusão de tantos outros que ainda não se formalizaram”, disse.

O evento

O Transformar Juntos promoveu painéis temáticos sobre desburocratização, compras públicas, inovação, entre outros assuntos considerados prioritários na agenda do desenvolvimento nacional sustentável. Entre os destaques estão as discussões sobre a simplificação e uma apresentação sobre a nota fiscal eletrônica; sobre a melhoria do ambiente de negócios rurais e o fortalecimento da agricultura familiar, bem como práticas de inovação à nível local e as vantagens de contratar startups; e sobre desenvolvimento territorial, cidades inteligentes e transformações do setor da construção civil.


FONTE: Da Redação com Informações da Agência Sebrae de Notícias 

FOTOS: Larrisa Carvalho Moreira